Crianças, turistas e voluntários, alguns com flores ou velas, prestaram homenagem junto do túmulo da religiosa, na sede das Missionárias da Caridade, a ordem que fundou em 1950 na cidade de Calcutá.
Um festival de filmes sobre a sua vida e o seu trabalho, o lançamento de um comboio chamado Mother Express (Expresso Madre) e reuniões de oração estão entre os eventos agendados para celebrar o centenário.
"A sua vida e o seu trabalho continua a ser uma inspiração para os novos e velhos, ricos e pobres, de todas as religiões e nações", disse a irmã Mary Prema, que dirige agora as Missionárias da Caridade.
Numa mensagem lida na missa, o papa Bento XVI descreveu Madre Teresa como um "presente inestimável" e disse que "este ano será para a igreja e o mundo uma ocasião de alegre gratidão a Deus".
O Governo da Índia pretende lançar uma moeda em honra da religiosa.
Os caminhos-de-ferro indianos vão lançar o Mother Express, um comboio azul e branco, as cores dos saris que a Missionárias da Caridade usam, que vai viajar pelo mundo com uma exposição sobre a Madre Teresa.
Filha de pais albaneses, Madre Teresa de Calcutá nasceu a 06 de Agosto de 1910 naquela que é hoje Skopje, na Macedónia, e foi para a Índia em 1929.
Foi galardoada Nobel da Paz em 1979.
Morreu em 1997 depois de dedicar a sua vida aos mais necessitados de Calcutá.
O Vaticano beatificou-a em 2003 e a Igreja Católica apressou o processo para a declarar santa.
Fonte - http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1648829&seccao=%C1sia
Nenhum comentário:
Postar um comentário